Tebosa

História

A primeira referência historica data de 1081, é referida como "Vila de Tevolosa". O nome provém do latim tábua, referindo ás pontes locais de madeira. Entre 1092 a 1220, a vila pertenceu ao julgado medieval de penafiel de Bastuço. em 1220 retorna para o concelho de Braga.

Durante as invasões de Napoleão, o exército frânces utilizou a freguesia como acampamento. Inconformadas com a decisão, algumas mulheres desta terra deixaram-se capturar pelos soldados franceses, levando facas escondidas, como objetivo de os matar durante a "violação". Infelizmente, foram descobertas e rapidamente assassinadas.

Em 1839, esta vila passa para o concelho de Barcelos com o nome se S. Salvador de Tebosa. Mas em 1852, regressa ao conselho de Braga.

Em tempos existiu um antiquissimo mosteiro beneditino, mas o abandono e os saques ditaram a sua destruição, restando apenas uma imagem da Santíssima Trindade.

Lenda:

Como no resto dominho aqui também existem Lendas. Aqui reza a lenda que a imagem da nossa Senhora desaparecia todos os dias da igreja, e aparecia no monte do talegre, num buraco de um grande penedo no meio da floresta. Os populares iam buscar-la e tornavam a pô-la na igreja.

Por alturas do Verão o padre e a população, cansados desta situação, viráram-se para Maria e interrogaram-na sobre o local onde esta queria permanecer. No dia Seguinte, no meio dos campos e junto a um curso de água, os camponeses avistaram um manto de neve com cerca de 20 cm de altura e o formato de uma capela. Assim foi construída a Capela de Nossa Senhora do Campo. Crê-se que o primeiro desaparecimento da imagem fora no dia 2 de Fevereiro, sendo este o dia da sua festa até hoje.

Nos arredores desta mesma capela existe um penedo, que em uma face existe a silhueta de um bébé deitada numa depressão com o formato de uma mangedoura.