S.Brás

A festa de S. Brás é uma festa típica do Minho e realiza-se no dia 3 de Fevereiro, tendo a duração de 3 ou 4 dias. Os preparativos para a festa são feitos com grande animação, o largo e algumas ruas são ornamentadas. Antigamente as ornamentações eram feitas manualmente por carpinteiro com madeira de eucalipto e de mimosa, e eram revestidas com papel de várias cores e cortadas pelas mordomas e coladas com farinha centeia nos mastros. Atualmente a sua maior tradição é a de ser uma das maiores romarias dos arredores, conhecida também como uma festa de folia, apresentando um programa atrativo com uma grandiosa procissão, espetaculares sessões de fogo de artificio, e atuações de grupos musicais e artistas populares.

Diz o povo que o S. Brás  é um santo justiceiro e escolhe sempre um bom dia para a sua festa, raramente chove nesse dia.

 

 

 

Senhora do Campo

 

A festa em honra de Nossa Senhora do Campo é essencialmente religiosa e realiza-se no dia 2 de Fevereiro. O andor da Senhora é preparado para esta festa e depois serve para a festa de S. Brás que se realiza poucos dias depois. Efetua-se uma novena e a confraria da Senhora mantém algumas das suas tradições antigas, como: o sorteio dos terços pelos irmãos, terços que antigamente eram feitos de marfim e a venda de velas de cera benzidas, que os irmão e fiéis levam para casa e acendem quando troveja para implorar a proEtção de Santa Barbara. 

De tarde realiza-se um convivio de populares, onde é tradição a venda de castanhas assadas, figos, doces e vinhos da região.

Um proverbio muito antigo diz que: Quando a Senhora do Campo está a chorar está o Inverno a passar, se a senhora do Campo se está a rir está o Inverno para vir.

 

Santo António

As festividades em honra de Santo António realizam-se no dia 13 de Junho, ou no Domingo a seguir ao dia 13. O seu programa festivo tem cariz religioso e de arraial minhoto, com noitada no sábado e animação feita por um conjunto musical e fogo de artificio. No Domingo celebra-se uma missa na parte da manhã, e de tarde reza-se o terço com sermão seguido de uma procissão. Este Santo e a sua festa têm algumas tradições antigas, destacando-se o seu bazar de prendas feito 8 dias antes da festa, onde as pessoas além das ofertas das merendas, oferecem várias ofertas de animais domésticos a Santo António com a intenção de estes abençoar os outros animais que têm em casa.